A freguesia de Furnas, constituída como freguesia em 1791, e atualmente com 1399 habitantes (Censos 2021) é uma das mais belas e deslumbrantes localidades do arquipélago açoriano. Vulgarmente conhecida como a “Sala de Visitas dos Açores”, tem o seu nome intimamente relacionado com os fenómenos de vulcanismo secundário que se fazem sentir em várias zonas da localidade, comummente denominados por fumarolas ou “caldeiras”. É o geossítio açoriano terrestre de maior relevância internacional e apresenta um significativo valor científico, pedagógico e turístico.
A maior riqueza das Furnas está na grande diversidade de águas das suas nascentes, sendo considerada por especialistas como a maior hidrópole do mundo com 22 qualidades de águas minero-medicinais classificadas, com algumas até comercializadas a nível internacional, caso da Gloria Patri e Magnificat (antiga Serra do Trigo), ambas já premiadas no estrangeiro, resultado das suas qualidades ímpares.
Neste paraíso idílico podemos observar a Lagoa, de margens floridas e verdejantes onde se encontra, na margem sul a ermida de Nossa Senhora das Vitórias, comummente conhecida como “Ermida José do Canto” nome do proprietário do jardim que a envolve e mandante da sua construção, e na margem norte a zona das “caldeiras” onde é confeccionado o famoso Cozido das Furnas com o calor do interior do solo vulcânico, um manjar de paladar inigualável que atrai milhares a este local.
Também conhecida pela magnificência dos seus parques e jardins, aqui podemos encontrar um vasto e diversificado número de parques privados e públicos, dos quais se podem destacar o Jardim da Alameda, o Parque de Merendas dos Tambores, o Parque Terra Nostra, a Mata-Jardim José do Canto, o Parque Grená, o Parque da Dona Beatriz do Canto, e o Parque Florestal. No entanto, e sem retirar a beleza e importância a todos os demais, há que enfatizar a unicidade do Parque Botânico Terra Nostra, aberto todos os dias da semana, local onde se pode encontrar uma grande variedade de plantas originárias das mais diversas latitudes, algumas delas com mais de 200 anos de existência, bem como uma piscina de água termal férrea, dominada pela imponente casa do parque, antiga residência de verão do seu fundador, o inglês Thomas Hickling. Também nos âmbito das águas termais, poderá ainda desfrutar de momentos de relaxamento únicos na magnífica Poça da Dona Beija, um local mágico que nos oferece um contato privilegiado com a natureza dos Açores.
Apelidada também de “Capital das Camélias” é aqui que se realiza anualmente uma conceituada exposição de camélias que já recebeu visitantes dos quatro cantos do planeta, aficionados por esta flor que é considerada a rainha dos jardins e pomares da época invernal. No entanto, ao longo do ano outras festividades religiosas constituem igualmente um grande chamariz para os povos da ilha e não só, nomeadamente as festividades da Primeira Dominga, do Senhor dos Passos e a festa da Padroeira Sant’Ana, que se realiza no último fim de semana de julho.
Ainda nesta localidade podemos visitar e observar as deslumbrantes vistas dos vários miradouros, com especial destaque para o Lombo dos Milhos, Vista do Vale, Pico do Ferro e Salto do Cavalo, que nos oferecem diferentes perspectivas para apreciar a cratera, formada há cerca de 30.000 anos, do vulcão ativo mas adormecido, que engloba tanto a lagoa como a zona habitacional da freguesia. Também de destacar o Campo de Golfe da Achada das Furnas, constituído por 18 buracos e, pela enorme beleza paisagística envolvente, considerado um dos mais bonitos do país, recebe anualmente algumas das provas mais importantes a nível nacional.
Para quem nos visita, existem várias unidades de Alojamento Local espalhadas um pouco por toda a freguesia, o Parque de Campismo das Queimadas, alguns empreendimentos turísticos como o Furnas Lake Forest Living, a Quinta da Mó, a Quinta de Santana ou o World’s Nests Furnas Pods Village, para além de residenciais, e dois dos mais exclusivos hotéis dos Açores: o Terra Nostra Garden Hotel e o Furnas Boutique Hotel, ambos com oferta de serviços terapêuticos de relaxamento com spa e águas termais. A freguesia está também dotada de vários supermercados, bares e restaurantes onde poderá degustar os pratos mais típicos e tradicionais, assim como uma cozinha mais contemporânea e inspirada noutras culturas.